Sobre o Mapa

É um exame que utiliza  a medição  realizada por 24 horas da pressão arterial através de um aparelho automático dotado de um registro interno. A metodologia consiste na colocação de um manguito de pressão no braço do paciente, o qual é conectado através de um tubo de borracha até um pequeno dispositivo fixado na cintura do paciente.

O paciente retorna às suas atividades habituais e após 24 horas volta ao hospital para retirar o aparelho. É importante que todo sintoma referido bem como qualquer medicamento que se faça uso seja registrado no “diário” que acompanha o aparelho, bem como o horário exato do aparecimento… isto tem o objetivo de tentar correlacionar qualquer possível sintoma do paciente com alguma modificação da pressão arterial naquele horário. O manguito é inflado automaticamente a intervalos constantes (de 15 em 15, ou 30em30minutos).

Duração

A colocação e retirada do aparelho é rápida, durando poucos minutos. No total são 24 horas de monitorização.

Riscos para o paciente

Nenhum (excetuando o desconforto gerado durante a aferição da pressão, a qual é feita inclusive durante o sono).

Preparo dos pacientes / Cuidados antes do exame

Nenhum preparo ou cuidado é necessário.

Recomenda cuidados com o aparelho no sentido de evitar qualquer dano ou interferência externa. O paciente deve para tomar banho, desde que saiba retirar e colocar o aparelho, fazê-lo imediatamente após alguma aferição, procurando recolocá-lo antes da próxima. (obs: não tente fazer este procedimento caso não tenha sido orientado para isso).