Sobre o Teste Ergométrico

É um método utilizado para medir os batimentos cardíacos, pressão arterial e atividade elétrica do coração (através do eletrocardiograma), durante uma atividade física realizada em uma esteira ergométrica.

Tem a função de detectar diversas alterações do coração que muitas vezes só estão presentes quando o indivíduo se submete a um esforço físico, podendo desta maneira até prever o desencadeamento de um evento cardíaco como infarto e angina do peito.

O exame é realizado através da colocação de eletrodos no tórax do paciente, que então inicia de maneira gradual o esforço físico em uma esteira.

A partir daí todos os parâmetros são monitorados: a frequência do coração, a pressão arterial e os batimentos cardíacos, sendo o exame interrompido caso o paciente solicite, quando se chegar ao limite pré-estabelecido para aquele paciente ou quando ocorre alguma alteração nos parâmetros analisados.

Nas salas desse exame, possuem um torpedo de oxigênio completo, com máscara devidamente higienizadas e uma maleta de medicamentos para emergência, os quais são verificados periodicamente o vencimento, isso em ambas as salas.

Duração

Cerca de 20 a 30 minutos.

Riscos para o paciente

Pacientes graves ou portadores de doença cardíaca avançada ou extensa, podem experimentar durante o esforço sensação de angina ou dor no peito, bem como de arritmias. Com os cuidados atualmente realizados, de interromper o exame ao mínimo sinal de alteração, os riscos são praticamente desprezíveis quando tomadas todas as precauções.

Preparo dos pacientes / Cuidados antes do exame

Pessoas incapazes de realizar esforço físico com as pernas não podem realizar este exame.
Se recomenda que se tenha uma refeição leve antes do exame. Alguns medicamentos podem ser suspensos antes do exame, portanto se informe previamente com seu médico ou com nosso setor de diagnósticos na recepção.